Porque engordamos ?

Porque engordamos ?

 

A alimentação vive muito de modas. Tivemos a moda da linhaça que parecia ser milagrosa e toda a gente a usava diariamente. Passamos a fase da aveia e da batata doce que muitos consumiam para emagrecer… Houve também a moda dos detox que prometiam ser a solução para todo e qualquer quilo a mais.

Mais recentemente chegou o abacate e o óleo de côco, duas gorduras supostamente saudáveis e indispensáveis na alimentação de todos. A verdade é que não é bem assim. Todos os alimentos, e aqui falo de alimentos no seu estado natural, nos fornecem nutrientes importantes para o funcionamento do nosso organismo. Existem 7 nutrientes em que 3 deles nos fornecem calorias. São as proteínas, os hidratos de carbono e as gorduras. Todos os conhecemos e os consumimos diariamente. E bem. A questão está na quantidade, na forma como se consomem e por vezes nas combinações. Estes 3 nutrientes fornecem calorias que é o mesmo que dizer energia necessária ao nosso corpo.

O problema é quando a ingestão energética é superior ao gasto diário. Podemos ter escolhas alimentares consideradas saudáveis mas se a quantidade for excessiva o emagrecimento não só não acontece como ainda podemos engordar.

 

Conclusão

As escolhas e quantidades alimentares devem ser personalizadas e de acordo com o objetivo de cada um. Que pode apenas ser-se saudável.