Dicas Felizes para Dias Cinzentos

Dicas Felizes para Dias Cinzentos

 

A chegada do Outono, não trás consigo somente a queda das folhas e a diminuição dos dias, mas para uma parte da população também chega uma condição identificada por desordem efetiva sazonal. Esta condição é caraterizada por alterações ao nível do humor, apetite, vitalidade e sonolência. Neste sentido, quem sofre desta desordem vê a vontade de comer produtos ricos em hidratos de carbono simples (como por exemplo, doces, bolos, bolachas, etc.) aumentada, em parte devido à diminuição da produção da hormona serotonina, também conhecida pela hormona da felicidade. Como também, pela desregulação do nosso ritmo circadiano (período de aproximadamente 24h sobre o qual é baseado o ciclo biológico) que interfere com produção de melatonina, a conhecida hormona do sono.

 

Porque acontece?

Esta situação ocorre porque a chegada do Outono trás dias mais curtos e a nossa rotina diária mantém-se, traduzindo-se numa diminuição à exposição solar. Esta diminuição interfere com o bom funcionamento do nosso organismo, culminando na diminuição da produção de serotonina e melatonina. E, uma das formas de o organismo compensar esta carência poderá passar pela ingestão de alimentos ricos em hidratos de carbono simples, o que não é de todo desejável, visto o consumo excessivo contribuir para o aumento de peso ou para uma maior probabilidade de se desenvolver doenças tais como a Diabetes Mellitus, obesidade, hipertensão arterial, entre outras.

 

De forma a evitar esta problemática, podem ser usadas as seguintes estratégias:
– Abrir as janelas de casa para que entre o máximo de luz natural;
– Acordar mais cedo para usufruir de mais tempo de luz natural;
– Fazer caminhadas ao ar livre (como por exemplo, uma caminhada de 10 a 20 minutos pelas manhã);
– Ter a uma alimentação saudável, incluindo os frutos e hortícolas da época.

 

 

 

As escolhas e quantidades alimentares devem ser personalizadas e de acordo com o objetivo de cada um. Que pode apenas ser-se saudável.