Como não engordar 10kg no Natal

Como não engordar 10kg no Natal

  • Manter as rotinas alimentares e de treino durante todo o mês de Dezembro, se possível treinar ainda mais vezes para adicionar um gasto energético extra.
  • Nos jantares de Natal que começam logo no início de Dezembro ter em atenção as escolhas e quantidades. Evitar as entradas é uma boa forma de reduzir o consumo calórico. Outros truques são beber mais água que sumos, refrigerantes e bebidas com álcool e na hora da sobremesa escolher apenas uma e em quantidade moderada. Não esquecer que estes jantares são frequentes ao longo do mês.
  • Ao planear a ceia de Natal preferir o tradicional bacalhau cozido com couves em vez de bacalhau com natas, ou outro do género. Só aqui dá para poupar umas boas dezenas de calorias. O peru e o polvo assados no forno também são boas receitas para manter o peso nesta quadra.
  • Procurar entradas mais ligeiras como cenouras envinagradas, queijo fresco combinado com tomate, espetadas de fruta, cogumelos salteados ou legumes assados no forno com especiarias e ervas aromáticas. Evitar os queijos da serra, os enchidos e as grandes quantidades de pão vai ajudar a não ganhar 1kg só no início da refeição.
  • Antes do prato principal servir uma sopa de legumes. A sopa de legumes é baixa em calorias e enche parcialmente o estômago. É uma boa ajuda para não comer tanto do que vem a seguir.
  • Nas receitas doces cortar no açúcar e preparar pequenas quantidades. Muitas vezes o problema não está na noite de Natal mas sim nos dias seguintes em que os doces e outras sobras ocupa parte da bancada da cozinha.
  • A sobremesa doce pode ser substituída por fruta ou para aqueles que não resistem aos doces dividir o pequeno prato de sobremesa entre frutas e doces. Desta forma as calorias consumidas são reduzidas.
  • Aproveitar o convívio para conversar e comer com calma. Mastigar bem os alimentos ajuda a reduzir as quantidades ingeridas. Quando alguma coisa faltar na mesa tomar a iniciativa de ir buscar. Manter alguma atividade durante a refeição ajuda a não estar tanto tempo sentado e a gastar uma ou outra caloria.
  • Fazer o diário alimentar é uma ajuda preciosa para quem quer manter ou perder alguns quilos nesta altura do ano. Escrever tudo o que se come e bebe ao longo do dia é uma forma de consciência em relação ao bom e mau que se ingere. E depois de anotar uma “asneira” ninguém vai querer repetir o erro na refeição seguinte.
  • Não esquecer que Dezembro é por si um mês de festas e esta é razão suficiente para treinar mais que nos outros meses e manter uma alimentação equilibrada. Abandonar o treino e a consulta de nutrição nesta altura é um erro crasso.