Se quiseres estar em ótima forma, não deves descurar a tua mente. O cérebro, tal como o corpo também precisa de se exercitar para conseguir tonificação e um desenvolvimento harmonioso. A forma de o conseguir é o treino, a motivação, uma atitude curiosa perante a vida e a autoconfiança são as chaves necessárias para que a nossa mente não fique enferrujada. Manter a mente sempre ativa é a melhor forma de assegurar uma maturidade plena e uma velhice lúcida. Não foi em vão que se fizeram vários estudos e provou-se cientificamente que as pessoas que desenvolvem atividades intelectuais diariamente são menos propensas a sofrer de demências assim como também de outras doenças degenerativas.
A verdadeira base do funcionamento saudável da nossa mente é a memória. Sem ela, viveríamos num presente continuo. Cada dia teria sempre situações novas que teríamos de reaprender. Não haveria assim registo de conhecimento, não haveria avanço. Assim a memoria deve ser a chave do teu plano para pôr a mente em forma. Se tiveres uma boa memória e a mantiveres ativa exercitando-a diariamente, a qualidade das ligações neuronais melhorará substancialmente, assim como a tua capacidade de tomar decisões e resolver problemas.
O exercício físico é uma das atividades que te pode ajudar a manter a saúde da tua mente. Por cada sessão de atividade física diária aportas ao teu cérebro mais oxigénio, melhoras consideravelmente a irrigação sanguínea contribuindo para que a função cerebral se dê na perfeição. Sobretudo é uma atividade relaxante e divertida.
O teu cérebro é uma pequena parte do teu corpo, pesa cerca de um quilo! Mas é mais eficaz e melhor em diferentes funções do que o computador mais poderoso. Resumindo o teu
cérebro ajuda-te a ver, ouvir, sentir cheirar e saborear, também a lembrares-te como contar e reconhecer as ruas no teu caminho para casa. O teu cérebro – cerebelo- é responsável por manter-te a respirar e o teu coração a bater. Ainda consegue decidir se vais estar feliz ou triste, ou portares-te bem ou mal. O nosso cérebro é um órgão vital e interessante de compreender, por exemplo sabias que temos mais de cem mil milhões de neurónios? O suficiente para armazenar quinhentas enciclopédias de quarenta volumes cada uma. Por isso aproveita todas estas capacidades que já te são dadas quando nasces. Como?
Deixamos-te alguns truques:
Pelo menos uma vez por dia obriga-te a fazer uma atividade que requeira mesmo esforço intelectual, isto é:
- Lê um livro;
- Faz sudoku ou palavras cruzadas;
- Escreve um texto sobre algo que gostes;
- Uma boa partida de xadrez.
- Decora os números de telemóvel da tua família e amigos;
- Decora o nº do teu Cartão de Cidadão, NIF ou passaporte;
- Aprende palavras novas usa-as nas conversas habituais;
- Junta os amigos e joga SCRABBLE;
- Debate um assunto sobre vários ângulos, surpreende-te com o resultado!
Se queres aprender mais sobre o teu cérebro ficam os links: