Alta Intensidade igual a menos Gordura

Alta Intensidade igual a menos Gordura

 

Porquê o Treino de Alta Intensidade é tão bom na queima de gordura?

 

O nosso organismo utiliza para a produção de energia 3 tipos de substratos energéticos: proteínas, hidratos de carbono e gorduras ou lípidos. Como já é sabido pela maioria das pessoas os treinos de leve a moderada intensidade são aqueles que levam a um maior consumo de gorduras durante o treino, pois aqui os lípidos são o principal substrato utilizado na produção de energia. No entanto, fala-se imenso nos treinos de alta intensidade para a perda de peso, mas porquê?

 

Estudos demonstram que exercício de alta intensidade como o HIIT (High Intensity Interval Training) e o SIT (Sprint Interval Training) são mais efetivos na queima de gordura, do que o exercício de moderada intensidade, e isto deve-se essencialmente a um mecanismo designado de EPOC (Consumo Excessivo de Oxigénio pós-exercício).

 

E o que é isto de EPOC?

Bem, após um esforço de grande intensidade existe um défice de oxigénio no nosso organismo, pelo que no período de repouso existe um consumo extra de oxigénio, EPOC. Este consumo extra deve-se à necessidade do nosso organismo regressar aos parâmetros basais (normais), incluindo o equilíbrio hormonal, reposição das reservas de substrato, reparação celular, reposição de energia e oxidação de ácido lático que foi produzido durante o esforço. Nestes processos encontra-se aumentado a oxidação de lípidos durante várias horas após a sessão de treino, sendo este o motivo que leva a um maior dispêndio energético.

 

O EPOC é otimizado através do nível de treino, a intensidade e duração e o efeito térmico dos alimentos, no entanto o elemento chave deste mecanismo é mesmo a Intensidade de treino, devendo esta ser elevada.

O HIIT e o SIT permitem induzir um maior dispêndio de energia por unidade de tempo quando comparados com o exercício de moderada intensidade. Enquanto o exercício de moderada intensidade apenas gasta energia durante o exercício, o HIIT e o SIT gastam energia durante o treino e após o treino, através do EPOC.

Para os mais curiosos e aventureiros que tenham intenções de experimentar treinos mais intensos baseados no HIIT ou no SIT para obterem maior gastos energéticos, procurem aconselhamento e supervisão por parte de um Personal Trainer no vosso ginásio.